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Dia Mundial de Conscientização do Autismo

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  2. Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Projeto "É sempre melhor incluir"
O projeto “É Sempre Melhor Incluir” – é um iniciativa que consiste na criação de tapumes interativos com painéis sensoriais nas obras da Supera Holding, para o Mês da Conscientização do Autismo. A ideia é promover a inclusão e o engajamento da comunidade e impactar positivamente os espaços ocupados pelos tapumes de obra. Além de conscientizar sobre o autismo, o projeto envolveu funcionários, especialistas na área da saúde e parceiros em sua construção, tornando a experiência ainda mais profunda no que diz respeito à coletividade e ao senso de comunidade. Ao final, os painéis serão doados para instituições de apoio, reforçando o compromisso com a causa e deixando um impacto positivo além da campanha.
Quer receber um destes painéis?

O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Ele se manifesta de formas e intensidades variadas.

Principais características:

  • Dificuldades na comunicação verbal e não verbal;
  • Comportamentos estereotipados/repetitivos e interesses específicos;
  • Sensibilidades sensoriais (hiper ou hiporreatividade a sons, luzes, texturas, etc.) ou outras alterações sensoriais;
  • Dificuldades na interação social e na compreensão de emoções.

Por que a conscientização é importante?

  • Promove inclusão social e respeito;
  • Reduz preconceitos, exclusão e estereótipos;
  • Incentiva adaptações em espaços públicos e privados para melhor acolhimento;
  • Estimula diagnósticos precoces, essenciais para o desenvolvimento.

Mitos e Fatos sobre o Autismo

Mito: "Pessoas autistas não fazem amigos."

Fato: Pessoas com autismo podem e constroem relações sociais importantes e significativas, embora as formas de se relacionar possam ser diferentes do que é socialmente definido. É importante entender que não há regra ou fórmula para a construção de relações sociais, e apesar de haver dificuldade na habilidade de interação social no autismo, isso não significa que as pessoas não desejem ou não consigam estabelecer laços afetivos. Pessoas com autismo podem desenvolver amizades profundas e significativas, embora possam ter um estilo de comunicação ou interação fora do padrão. Autoridades e especialistas em autismo enfatizam a importância de apoiar e facilitar essas conexões sociais, ajudando a criar ambientes que promovam a inclusão e a empatia.

Mito: "O autismo é causado por vacinas."

Fato: Estudos científicos demonstram que não há relação entre vacinas e autismo. Essa crença é uma das mais persistentes e prejudiciais associadas ao autismo. Pesquisas científicas, incluindo grandes estudos revisados por pares, não encontrou evidências que sustentem a ideia de que vacinas causam autismo ou que seriam agentes desencadeadores. Essa desinformação pode fragilizar as políticas públicas de vacinações e, numa escala mais ampla, comprometer a imunização infantil. É vital que a desmitificação desse mito se expanda, para que ela não prejudique a tomadas de decisão das famílias sob a saúde de seus filhos. E para que os cuidadores tomem decisões baseados em dados científicos sólidos e confiáveis.

Mito: "Todos com autismo têm habilidades especiais."

Fato: O autismo é um espectro e as habilidades variam amplamente entre os indivíduos. O que muitas pessoas não percebem é que o conceito de "habilidades especiais" está longe de representar todos os autistas. Enquanto algumas pessoas no espectro autista podem ter talentos extraordinários em áreas específicas, como matemática, música, ou arte, a maioria não possui essas habilidades e enfrenta desafios nas áreas da comunicação e interações sociais. O autismo se manifesta de diferentes formas em cada indivíduo, e é fundamental reconhecer e apoiar a diversidade de experiências e habilidades dentro do espectro. Isso inclui promover ambientes que ajudem cada pessoa a alcançar seu potencial máximo, respeitando suas particularidades e necessidades.

Mito: "Autistas não demonstram emoções ou empatia."

Fato: Embora algumas pessoas autistas possam ter dificuldades em discriminar e expressar emoções, isso não significa que não sintam emoções e sentimentos ou não sejam capazes de ter empatia. É comum pessoas autistas vivenciarem emoções intensamente, mas podem ter dificuldade em expressá-las. A empatia também pode ser sentida de forma única por eles; por exemplo, podem ter uma percepção aguçada das emoções de outras pessoas, ainda que não consigam verbalmente isso, ou saber o que fazer com essa informação. A educação e a sensibilização sobre essas nuances emocionais são essenciais para construir relacionamentos inclusivos e respeitosos.

Mito: "O autismo é uma doença que precisa ser curada."

Fato: O autismo é uma condição neurológica que faz parte da diversidade humana. Não é uma doença, mas uma maneira diferente de perceber e processar o mundo. O foco deve estar em apoiar as pessoas com autismo para que possam levar vidas funcionais e significativas. É necessário criar ambientes inclusivos para que elas possam ter liberdade em ser como elas são. Esse entendimento muda o paradigma de "cura" para "acolhimento" e "aceitação", promovendo uma sociedade mais inclusiva que valoriza a diversidade e a singularidade de cada indivíduo.

Mito: “Todas as pessoas autistas são excepcionalmente inteligentes ou gênios.”

Fato: A inteligência de pessoas autistas varia amplamente, assim como acontece com a população em geral. Algumas podem ter habilidades acadêmicas ou artísticas notáveis, mas muitas têm inteligência dentro da média ou até dificuldades cognitivas.  Embora algumas pessoas autistas possam ter habilidades extraordinárias em questões específicas, condição conhecida como savantismo, essa situação é rara. A maioria das pessoas no espectro autista não possui talentos excepcionais, mas têm suas próprias habilidades e interesses que merecem reconhecimento.
O autismo é um espectro que abrange uma diversidade de habilidades e desafios. É importante lembrar que o autismo é uma condição complexa e varia muito de uma pessoa para outra. Generalizações sobre inteligência podem ser prejudiciais e não refletem a realidade de muitos indivíduos. Promover a aceitação e a compreensão das múltiplas facetas do autismo é essencial para apoiar e valorizar cada pessoa em sua singularidade.

Estes mitos e fatos são fundamentais para desconstruir preconceitos e promover uma maior compreensão e aceitação do autismo na sociedade. É vital que continuemos a educar as pessoas sobre esses tópicos, de modo a criar um ambiente mais acolhedor para todos.

O que é um painel sensorial?

Um painel sensorial é uma ferramenta projetada para estimular os sentidos através de experiências táteis, visuais, auditivas e olfativas. No contexto do autismo, esses painéis podem oferecer os seguintes benefícios:

  • Desenvolvimento de Habilidades: Favorece o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras, cognitivas e sociais;
  • Enriquecimento sensorial: Estimula a percepção e discriminação das sensações táteis, visuais, auditivas e olfativas, e pode auxiliar um indivíduo a dar uma resposta mais adequada a esses estímulos;
  • Relaxamento e Redução do Estresse: Cria um ambiente seguro e tranquilo que ajuda na redução da ansiedade. Proporciona experiências que acalmam ou estimulam os sentidos, a depender do indivíduo;
  • Criatividade: Incentiva a criatividade, a exploração e a autonomia, permitindo diferentes formas de expressão verbal e não verbal.

Ao incorporar diferentes elementos sensoriais (cores, formas, sons, cheiros, texturas…), esses painéis tornam-se ferramentas valiosas para terapias e estimular o processo de desenvolvimento, especialmente para pessoas com autismo.

Onde estão instalados os nossos murais interativos?

João Paulo, Florianópolis – SC
Rodovia João Paulo, nº 2460
Cyano. Kobrasol II, São José – SC
Av. João Theodoro da Silva
Coqueiros, Florianópolis – SC
Rua Pascoal Simone, casas nº 239 e 255
Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis – SC
Av. Luiz Boiteux Piazza, aprox. nº 4565/center>

Apoiadores

Para que nosso projeto se realizasse, muitas mãos foram necessárias!

Confira abaixo nossos apoiadores:

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Responsáveis técnicos pelas informações prestadas:

Simone Caroline Barbosa
Terapeuta ocupacional

Terapeuta Ocupacional (CREFITO 10/17.455), possui mais de 10 anos de experiência em neuropediatria. Formada pela Universidade Federal do Paraná, é certificada em Integração Sensorial de Ayres pela Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration (CLASI) (CASI/CASE #1545).
Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), também tem formação no Curso Básico Pediátrico Contemporâneo – Conceito Neuroevolutivo Bobath.
Seu trabalho é voltado para o desenvolvimento infantil, unindo conhecimento técnico e uma abordagem sensível às necessidades de cada criança.

Maria Rita de Cássia Valente Ribeiro
Médica pediatra

Médica Pediatra, especializada em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa Ela é formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1984, possuindo CRM 8330 e RQE 373. Além de sua formação em Pediatria, tem especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pelo Centro de Estudos de Acupuntura do Paraná (RQE 6220).
Dedica-se ao atendimento integral de pacientes neuroatípicos, com foco em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Além de sua prática médica, é avó de uma criança no espectro autista, o que lhe proporciona uma perspectiva sensível e compreensiva sobre as necessidades dessas crianças e suas famílias.

Cursos e oficinas

Acessando a inteligência do coração, com Drica Dequech Sola

Sobre a oficina

Se você cuida de alguém — especialmente pessoas com autismo ou que necessitam de atenção constante — sabe o quanto a sua saúde emocional é essencial nesse processo. Essa oficina foi criada especialmente para você, cuidador, que muitas vezes coloca o outro em primeiro lugar e se esquece de si mesmo. Aqui, você vai vivenciar uma experiência prática e acolhedora que une práticas contemplativas e neurociência, criando um espaço seguro para se reconectar consigo mesmo. Através do método HeartMath e suas técnicas de coerência cardíaca, vamos explorar juntos formas simples e eficazes de lidar com o estresse do dia a dia. Você vai aprender, na prática:

  • Técnicas acessíveis de autorregulação emocional;
  • Como fortalecer seu equilíbrio interno mesmo em momentos desafiadores;
  • Maneiras reais de cultivar o autocuidado e a autocompaixão como aliados no seu cotidiano.
Mais do que uma oficina, é um convite à pausa, à escuta interna e à reconexão com o que te sustenta. Venha descobrir como cuidar de si também é uma forma poderosa de cuidar melhor do outro.

Quem é Drica?

Drica Dequech Sola Adriana Dequech Sola, a Drica, é uma profissional multidisciplinar com uma sólida formação acadêmica e uma trajetória marcada pela conexão entre arquitetura, marketing, desenvolvimento humano e bem-estar emocional. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e pós-graduada em Marketing pela ESPM, expandiu seu conhecimento para a área de Business na U.C. Berkeley (EUA). Sua paixão pelo desenvolvimento humano a levou a se especializar em Terapia Familiar e de Casal, PNL, Coaching Positivo e a obter certificações internacionais como instrutora do HeartMath® Institute e do programa Cultivating Emotional Balance (CEB). Atualmente, aprofunda seus estudos em Ciência da Felicidade na Happiness Studies Academy, com Tal Ben-Shahar (Harvard), integrando ciência e espiritualidade para promover equilíbrio e transformação. Meditadora há 15 anos, Drica acredita na força da conexão humana e no poder da presença para impulsionar mudanças significativas. Casada há 25 anos com Luis Felipe e mãe de Lucas e Gabriel, traz para sua jornada profissional e pessoal um olhar atento à harmonia entre mente, corpo e propósito.

Quando? 13/05, às 19h
Onde? Online (via Zoom)
Quanto? Gratuita!
Para quem? Para todos, não há pré-requisitos

Por que?

Supera Holding realiza o projeto “É Sempre Melhor Incluir” porque acredita que construir vai além de erguer paredes – é transformar vidas. Por meio do nosso programa Sempre Melhor, de responsabilidade social e sustentabilidade, desenvolvemos iniciativas que promovem inclusão e bem-estar. Assim, reforçamos nosso compromisso com a comunidade e colocamos em prática o que acreditamos: Vendemos tijolos, mas gostamos de gente.

Divulgue este projeto e junte-se a nós para a promoção de uma sociedade mais inclusiva!

Conheça mais sobre os empreendimentos Supera!

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