O que faz uma pessoa desejar comprar um apartamento? Em um ponto de vista superficial a resposta é fácil: quem precisa de um lugar para morar, pensa em comprar um imóvel. Mas não é só isso! Além de ter o desejo, é preciso fazer um planejamento para essa aquisição e também encontrar o lugar ideal para efetuar essa compra.
A compra de um imóvel representa uma conquista significativa para os brasileiros, de acordo com estudos do mercado imobiliário nacional, uma pessoa com menos de 50 anos compra, em média, apenas um imóvel na vida!
Essa relação de comprar um apartamento é cultural, faz parte do desejo de construção de um patrimônio que possa amparar a família, deixando assim o comprador mais seguro em relação ao futuro.
Desta forma, saber quando é a hora certa de sair da casa dos pais, ou deixar de pagar aluguel, é um passo importante a ser dado e deve ser feito com responsabilidade e com pensamento a longo prazo, afinal, se você vai investir o ideal é que seja em um imóvel que vai ser adequado por um bom tempo.
Chega de pagar aluguel!
Quem mora de aluguel sabe que, embora tenha a facilidade de poder escolher diferentes lugares para viver, existem alguns aspectos que podem diminuir a liberdade do morador, como modificar algo significativo dentro de casa e ainda com o fato de ter que deixar o imóvel caso o proprietário solicite o espaço.
Quando um locatário começa a pensar em se tornar proprietário chegou a hora de avaliar os principais pontos para fazer essa decisão da melhor forma possível!
Decisão financeira
Analisar suas possibilidades financeiras é um importante ponto para levar em consideração na hora de comprar um apartamento. A notícia boa é que o incentivo dos bancos está cada vez mais acentuado para quem decide financiar um imóvel.
Com taxas de juros baixas, como a Selic em 2%, considerada a menor taxa da história, é possível pagar um valor mensal que pode chegar perto do valor do aluguel.
Vale a pena fazer os cálculos e organizar as despesas, pode ser que você consiga fazer esse compromisso e nem saiba. Às vezes um pequeno ajuste em algumas contas mensais podem abrir as portas para a aquisição do seu tão sonhado apartamento!
Planejamento a longo prazo
Para que a escolha do seu imóvel ser a mais acertada é preciso fazer um exercício de pensar em como você estará na próxima década. Isso deve levar em consideração o tamanho da família, se o local é cercado de comércio e serviços, se o bairro tem segurança, qual a possibilidade daquele endereço continuar sendo uma boa opção nos próximos 10 ou 15 anos.
Tem tudo que eu preciso?
Quem não tem o próprio imóvel sabe que chegou a hora de mudar quando a casa fica pequena, o trabalho muda de lugar ou as pessoas com quem você mais convive moram longe.
Além da localização e do entorno do seu imóvel, faça o exercício de pensar se ele oferece a estrutura que você precisa. Seu trabalho permite que você exerça sua profissão no sistema de home office? E se o condomínio tiver um ambiente de trabalho compartilhado especialmente pensado para isso?!
Quer áreas de lazer, relaxamento e onde praticar esportes? Confira se é possível comprar um apartamento com todas essas opções, sem que você precise de outras estruturas externas para entretenimento e cuidado com sua saúde.
Vale a pena comprar um imóvel?
Se você pode fazer o comprometimento financeiro com as parcelas, quer aproveitar a vida em uma estrutura maior e melhor e avalia sua mudança como algo que vai melhorar sua rotina, sem dúvida vale a pena comprar um imóvel!
Leve em consideração que o investimento neste tipo de negócio vai além da moradia pelo tempo que o apartamento for ideal, se você fizer uma boa compra sempre existirá a possibilidade de vender esse que você adquiriu para comprar o próximo!
A vantagem de investir na compra de um apartamento é que, de maneira geral, os imóveis passam naturalmente por uma valorização anual, seja porque o bairro se desenvolveu, ou porque o apartamento é muito bom. Com um imóvel você terá uma moeda forte que permitirá novos negócios no futuro.
Uma última dica é: converse com quem já passou por essa experiência. Veja quais foram os ajustes necessários no orçamento, como foi a questão da mudança, do sentimento de entrar em um imóvel próprio e da satisfação de fazer essa importante aquisição.
E, se você está no momento de comprar seu apartamento, conte para gente! Vamos gostar de saber sobre sua experiência.