loading

Você já parou para pensar no que representa a compra de um imóvel? É mesmo uma mudança de vida. Adquirir a moradia, apartamento ou casa é uma das conquistas mais desejadas. Afinal, investir em um bem traz tranquilidade, segurança, conforto e, claro, dá a liberdade ao proprietário de dispor dos espaços e decorar os ambientes conforme suas necessidades e personalidade – do mais prático ao moderno ou clássico. Muitos, no entanto, podem ter dúvidas sobre como fazer isso na prática. Ou seja, comprei um imóvel, e agora?

Esta talvez seja uma das perguntas mais frequentes para quem compra um imóvel pela primeira vez, mas não precisa e não deve ser motivo de apreensão. Antes de qualquer coisa, entenda que, para concluir uma compra, é preciso formalizá-la. Em outras palavras, é o que vai garantir “no papel” que a pessoa é mesmo a feliz proprietária do imóvel.

Os primeiros passos do futuro proprietário

De volta à pergunta comprei um imóvel, e agora? Na prática, são quatro a cinco passos que o futuro proprietário precisa dar. Ciente das etapas, pode se planejar. Até mesmo para prever o pagamento de impostos e taxas obrigatórios, além do investimento no imóvel. Começaremos na fase bem inicial: a de compra.

A primeira coisa a estabelecer para quem pensa em adquirir um imóvel é a definição de orçamento e a escolha do novo lar. Calcular quanto do salário da família será destinado à aquisição, para não comprometer a renda e evitar o endividamento, é bastante importante.

A família poderá optar pela compra à vista ou por meio de financiamento e, neste caso, decidir quanto ao tipo de crédito a ser obtido, se junto a uma instituição financeira ou à própria construtora, e ao perfil do imóvel – aquele que atenderá as necessidades de seus moradores e que se encaixa no orçamento. Isso partindo da ideia de aquisição de um imóvel novo.

No caso de casa ou apartamento usado, é preciso levar em conta uma série de detalhes na escolha, como a documentação e o estado de conservação desse imóvel, se será necessária reforma e, ainda, custos envolvidos no projeto. Portanto, é preciso pensar na melhor alternativa, se vale a pena aquisição de um usado ou se o imóvel “zero quilômetro” é o mais indicado.

Bem, encontrei e comprei um imóvel, e agora? Vamos novamente à pergunta.

O segundo passo na aquisição de casa ou apartamento é a assinatura do contrato, uma celebração das intenções entre quem está realizando seu sonho e quem oferece o imóvel. Ou seja, é um acordo nesse relacionamento entre as partes.

Quem deseja comprar um imóvel com melhores condições de pagamento pode fazer a escolha de um apartamento, por exemplo, na planta. Neste caso, até que se possa receber as chaves, o compromisso se dá com a construtora. É feita a aprovação de financiamento bancário, contrato e, então, a parte de cartório.

Essa formalização incluirá o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI. É o imposto cobrado sobre a transferência de propriedade e definido a partir do valor desse imóvel, em percentual que muda de acordo com cada município. É um pré-requisito à compra do imóvel. Só não precisa ser pago quando se tratar de herança ou doação.

Além do pagamento do ITBI, será preciso providenciar a escritura pública – dar fé pública ao negócio no cartório de notas – e o registro em um cartório de registro de imóveis, pagando as devidas taxas, que variam conforme o valor do bem e o Estado onde se localiza.

E aí sim, estará concluída a compra. Se houver dúvidas nesse processo, pode-se buscar orientação de um profissional ou especialista. Afinal, o que as pessoas desejam é se sentir confiantes e satisfeitas na compra.

Estrutura e planta são fundamentais na escolha

Uma dica para escolha da nova casa ou apartamento é a região onde o imóvel se localiza e a planta. Isto é, se o projeto contempla um bom aproveitamento dos espaços e estrutura completa, para facilitar o dia a dia e assegurar momentos de descontração.

O Vivendas Home Club, da Supera Urbanismo, em Areias, um dos bairros que mais crescem em São José (SC), é um exemplo de empreendimento que leva em conta estas características importantes na escolha de um imóvel.

O empreendimento prevê mais de 40 espaços para lazer, prática de esportes e de convivência, e possui opções de apartamentos de dois ou três dormitórios.

Agora, que tal procurar aquele que mais combina com você?

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *