O mercado de investimento está cada vez mais movimentado. O que até alguns anos era um círculo mais restrito, atualmente desperta o interesse de diferentes perfis de investidores. Existem os interessados em investimentos de renda fixa ou variável e também aqueles que escolhem outros tipos de aplicação, como é o caso de quem compra imóvel para investir.
O tipo de investimento depende muito do perfil de quem vai fazer a aplicação financeira, por isso além de saber como você lida com as perdas e ganhos, é preciso determinar qual seu objetivo ao começar a investir.
Comprar imóveis para investir é um tipo de negócio diferente das aplicações em fundos de tesouro direto ou compra de ações, por exemplo. A grande vantagem de comprar um imóvel com a intenção de investir é não depender a instabilidade do mercado financeiro, como acontece com quem investe em outros tipos de transações que dependem do valor do dólar ou do desempenho da bolsa de valores.
A solidez do mercado imobiliário
O atual momento econômico tem se mostrado bastante favorável para os investimentos em imóveis, vamos entender o por quê?
Algumas expressões como “tijolo é uma moeda forte” e “quem investe em terra não erra” são conhecidas no mercado imobiliário justamente por representarem esse tipo de investimento.
Investir em imóveis é considerado uma das operações mais estáveis economicamente falando. Um imóvel não pode ser congelado pelo governo e está imune às crises, como a quebra de uma instituição financeira como corretoras ou bancos, ou ainda numa possível decisão de confisco da conta poupança, por exemplo.
Indiferente dos rumos da economia as pessoas precisam morar, trabalhar, iniciar seus negócios e, de maneira geral, essas situações precisam de imóveis para se consolidar.
Menor Selic da história
Especialmente em 2020 o mercado financeiro está conhecendo a menor Taxa Selic da história, a estimativa é que ela fique na casa dos 3% no acumulativo do ano. Em 2019 foi de 6%.
A Selic é taxa básica de juros da economia, ela é regulada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom. A taxa baixa beneficia as pessoas que querem fazer investimentos e financiamentos como os de imóveis, por exemplo.
Vale a pena investir em imóveis?
A solidez do mercado imobiliário é uma dos pontos positivos de quem investe em imóveis. O investimento pode ser para um retorno em curto prazo, quando o investidor compra uma casa ou apartamento para reformar e revender com mais valor agregado.
Existe também o investidor que compra imóveis na planta, esse tipo de investimento vai valorizar ainda mais do que na compra de um imóvel pronto, mas o retorno será em médio prazo.
Outra modalidade de investimento é para as pessoas que desejam manter uma renda mensal através do aluguel, muitas vezes o valor que o investidor paga mensalmente pelo imóvel é menor do que o aluguel que ele pode cobrar, e o imóvel vai valorizando mensalmente.
Como fazer a melhor escolha
Se você está considerando investir em imóveis, mas ainda está em dúvida de como escolher o imóvel certo, deve avaliar alguns pontos importantes na:
- Localização: Esse é um ponto crucial na hora de escolher o imóvel para investimento. O empreendimento deve estar próximo a regiões de comércio, com serviços e facilidades como acesso ao transporte público.
Quem busca um imóvel para alugar ou comprar, e consecutivamente se tornar a pessoa que vai fazer seu investimento valer a pena, quer estar bem localizado e o mais próximo possível de escolas, supermercados, farmácias e outros serviços que irão facilitar a rotina. - Estrutura do empreendimento: Na hora de escolher um imóvel para investir, uma opção que está agradando bastante é a compra de apartamentos em condomínios com estrutura de clube.
Esse tipo de imóvel reúne em um só lugar ambientes de lazer, qualidade de vida, cuidados pessoais e atrações para os pets. As famílias estão em busca de lugares assim, completos, para morar.
Esses empreendimentos se tornam ainda mais atrativos quando são comprados na planta, uma vez que os valores dos imóveis são mais baixos do que os prontos, e terão uma valorização ainda maior na hora da entrega das chaves.
Essa opção é vantajosa para quem deseja revender o imóvel no futuro, ou ainda garantir a renda mensal através do aluguel. - Tamanho do imóvel: Os imóveis de dois ou três dormitórios, que abrigam famílias de tamanho médio, são os que têm maior liquidez no mercado. Para saber qual tipo de imóvel que tem maior procura em sua região faça uma pesquisa com as imobiliárias locais. Consulte com eles qual são os bairros com melhor custo benefício e a partir disso faça sua escolha de maneira mais assertiva.
Seguindo essas dicas, e também conversando com outros investidores, você ficará mais seguro para escolher um imóvel para revender ou alugar.
Quero ser um investidor, o que fazer?
A grande vantagem de se tornar um investidor de imóveis é que você não precisa ter um grande valor reservado para começar a fazer esse investimento, neste ponto, a escolha por imóveis na planta também se mostra uma opção favorável. Dependendo do tipo de imóvel que você deseja comprar, com valores na faixa dos R$ 20 mil já é possível iniciar uma boa negociação.
Seu interesse em saber mais sobre investimento imobiliário está maior agora? Então busque um corretor de imóveis credenciado, com experiência no mercado imobiliário e que possa apresentar as melhores alternativas para o seu perfil.