loading

A tarefa de decorar um apartamento é o que anima muita gente quando pensa em dar um novo ar para a casa, e quando surge essa vontade começam as pesquisas sobre estilos e tendências. Um tipo que está em alta é a decoração industrial. Esse estilo tem tudo a ver com ambientes que abrigavam trabalho e passaram a receber pessoas para morar. Continue com a leitura para entender a história desta inspiração.

A decoração industrial tem elementos bem característicos, e você não precisa comprar um antigo prédio no subúrbio para recriar um ambiente, é possível incluir artigos de decoração, revestimentos e cores que vão levar o ar descolado para a sua casa.

O que é decoração industrial

O estilo da decoração Industrial faz referência aos ambientes amplos e integrados, em que a divisão de cômodos não é a principal característica do espaço. Quem escolhe decorar com essa referência utiliza elementos que lembram antigas fábricas e que levam para casa uma pegada mais rude, mas sem perder o charme.

Os elementos que fazem parte da decoração industrial são:

  • Tijolos aparentes;
  • Textura de cimento no chão ou nas paredes;
  • Tubulações de ferro ou cobre que não são cobertas;
  • Trilhos para luminárias;
  • Grandes pendentes centrais de metal;
  • Cores neutras como cinza, preto e branco e alguns elementos de cores sólidas para compor a decoração.

O segredo para fazer uma decoração industrial bem feita é saber equilibrar o uso desses elementos com o tamanho do espaço, por isso vale buscar projetos de referência antes de começar a desenhar a sua proposta.

Como surgiu a decoração industrial

Embora tenha se tornado tendência nos últimos anos, o estilo de decoração industrial não é uma novidade criada agora. Entre as décadas de 30 e 50, a cidade de Nova York, nos EUA, enfrentou uma grande crise. 

Com isso, muitas fábricas fecharam e os grandes prédios começaram a ser ocupados por novos moradores. Sem muito recurso para transformar os ambientes em moradias “tradicionais”, o caminho foi tornar o ambiente o mais confortável e agradável possível.

A partir disso surgiu, nos anos 50, um movimento arquitetônico que intensificou a elaboração de projetos que levassem as pessoas aos galpões para morar. E assim, convivendo com os tijolinhos que ficaram à mostra e as tubulações aparentes, o estilo começou a conquistar novos adeptos.

Aprenda a aplicar a decoração industrial na sua casa

Agora que você já conhece a história deste estilo, que lembra um pouco uma obra em andamento, é possível escolher o que mais combina com a sua casa. Selecionamos algumas dicas que podem te inspirar na hora de escolher a decoração industrial como opção.

O grande mote da decoração industrial é quebrar aquele estilo de tudo perfeitamente planejado, deixando que os elementos mais rústicos e brutos façam parte da linguagem do ambiente.

Uma das características mais marcantes do estilo de decoração industrial são os espaços integrados e elementos que lembrem o ambiente de chão de fábrica.

Para criar um equilíbrio, o indicado é levar plantas e madeira para aquecer o ambiente.

Elementos da decoração industrial para a sua casa

Se você gosta do estilo que remete às indústrias, mas não quer transformar tudo de uma vez, pode incluir aos poucos essa decoração em sua casa. Confira como aplicar:

Parede com textura de cimento queimado

Essa é uma técnica feita com pintura, e é uma das características que remete imediatamente ao estilo industrial. Já existem muitos prestadores de serviços habilitados a fazer a textura. Além disso, existem materiais nas lojas de tintas que são ideais para colocar o projeto em prática. Se você gosta de botar a mão na massa, existem inclusive vídeos que ensinam a fazer no maior estilo “do it yourself”.

Iluminação no estilo da decoração industrial

A iluminação é um dos itens mais importantes da decoração industrial. Quanto mais estilosas, e dentro da proposta, melhor!

Os pendentes aramados fazem sucesso, e você pode combinar diferentes modelos.

Os trilhos para luz também são totalmente a cara da decoração industrial, e você pode começar por eles para levar o estilo para uma sala, cozinha e até para o banheiro.

Parede de tijolinhos à vista

As paredes com tijolos aparentes são uma das grandes queridinhas do estilo, uma vez que a origem da decoração industrial remete aos prédios nova iorquinos. Mas nem todo mundo vai conseguir recriar esse efeito em casa, é exatamente por isso que já existem revestimentos que recriam essa sensação visual.

Podem ser na cor original, um pouco pintados ou com partes desgastadas. A escolha vai depender da sua preferência.

Apartamento decorado do Vivendas traz a referência

Agora que você já conhece mais detalhes sobre a decoração industrial, já pode começar a pensar no seu projeto! 

Inclusive, o apartamento decorado do Vivendas Home Club tem essa pegada de forma muito bem aplicada pela arquiteta da Supera Urbanismo e pode ser uma inspiração para você. “A escolha das cores e dos materiais traz a referência direta ao estilo industrial. A parede texturizada no estilo cimento queimado da sala tem um contraponto de cores delicadas, como o verde escolhido para a marcenaria da cozinha. Tudo pensado para equilibrar a leveza das cores e elementos modernos à robustez do concreto e dos metais pretos”, detalha Maria Eduarda Brandão.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *