loading

Você já parou para pensar que a organização da cozinha e dos armários da casa podem tornar sua rotina muito mais prática e sua vida mais leve? A escritora japonesa, Marie Kondo, é especialista em organização e desenvolveu um método que tem feito muitas pessoas olharem para seus pertences com o desejo de transformar o jeito como guardam utensílios, roupas, livros e objetos.

Pensando nessa dinâmica de organizar a cozinha para agilizar seu dia, selecionamos sete dicas para que você possa começar hoje mesmo essa busca por um ambiente mais prático e funcional!

1 – Comece por uma limpeza

O primeiro passo para dar início à organização da cozinha é fazer uma limpeza. No entanto, não estamos falando apenas de limpar as prateleiras e o chão: o começo deve ser focado em tirar aquilo que não é mais utilizado e separar o que pode ser doado ou descartado.

Ao longo da vida, é natural que as coisas deixem de ser usadas, estraguem, fiquem aguardando serem consertadas ou sejam substituídas por novas. Entretanto, essa coisas, muitas vezes, não recebem o destino correto.

Por isso, sua primeira tarefa será abrir todos os armários da cozinha para olhar os itens com atenção e dar o devido destino para eles, com responsabilidade! 

Faça uma classificação da seguinte forma:

  • Está funcionando e você não usa há mais de um ano? Esse item pode ser doado!
  • Está estragado e você pretende consertar na próxima semana? Então encaminhe para a assistência técnica especializada. Caso não pretenda arrumar, faça o descarte.
  • Usa com frequência e ainda tem a ver com o estilo da sua casa? Então mantenha para guardar de forma organizada.

2 – Faça a separação dos itens por categorias

Passada a limpeza, que deve ser feita de forma criteriosa, chegou a hora de planejar onde os itens serão guardados.

O ideal é manter artigos semelhantes juntos, por exemplo:

  • Panelas ficam junto com outras panelas e suas tampas;
  • Formas e assadeiras no mesmo lugar;
  • Copos e taças;
  • Louças;
  • Pratos de servir;
  • Panos de prato e toalhas de mesa.

Encontre uma forma de tornar sua rotina mais prática, deixando o que é utilizado no dia a dia ao alcance rápido. Já aquelas louças que são menos utilizadas podem ser guardadas em lugares mais altos.

3 – Use divisórias na organização da cozinha

O segredo da organização da cozinha é conseguir guardar o que você precisa de forma funcional, mesmo sem ter muito espaço. Uma das maneiras de fazer isso é utilizar divisórias nos armários. 

Elas podem ser de acrílico, madeira ou plástico, e vão delimitar o espaço para que sua organização por categoria seja mantida. Vai usar o mesmo armário para guardar travessas e potes plásticos? Uma divisória entre eles vai ajudar a manter cada item no seu devido lugar.

4 – Organizador de pratos faz o espaço aumentar

Um item que ajuda muito na hora de manter os armários em ordem são os organizadores de pratos. Feitos de metal, eles criam nichos para que cada prato tenha o seu espaço. 

5 – Crie alturas dentro dos armários

Os organizadores de pratos, assim como as prateleiras que são colocadas dentro dos armários, vão fazer o espaço interno ser multiplicado. Ao criar alturas, será possível armazenar louças de forma mais segura.

6 – Armazene alimentos abertos em potes e os identifique

Quando a organização da sua cozinha chegar na parte da despensa, e das comidas guardadas, você vai gostar de saber tudo que tem dentro do armário.

Descarte tudo que estiver fora do prazo de validade e observe para descobrir se tem algum item que você compra mais do que precisa e que, às vezes, acaba perdendo porque usa menos do que imagina.

O ideal é guardar, em potes fechados e identificados, os mantimentos como grãos, massas e farinhas. Melhor do que deixar nas embalagens originais abertas e acumulando sujeira dentro do armário. Para não perder a data de validade, você pode escrever em uma etiqueta ou recortar da embalagem essa parte da informação e guardar dentro do pote.

Organize também os itens enlatados e outros pacotes, uma boa dica é usar bandejas ou cestas para manter essa organização. 

7 – Comprometa-se com o trabalho que você executou

Agora que suas louças, comidas e utensílios estão organizados, e sua cozinha está mais limpa e prática, chegou a hora de chamar todos da casa para olharem como cada coisa está no seu devido lugar.

O comprometimento de todos vai fazer com que as coisas permaneçam no lugar onde foram colocadas durante a organização na cozinha. 

Criar o hábito de guardar no mesmo lugar deve ser uma responsabilidade coletiva! Estabeleça com as pessoas da família uma rotina de limpeza da cozinha para que todos possam perceber que os itens não são limpos e guardados de forma mágica. A cozinha é um ambiente compartilhado e quem mora na casa deve entender que se trata de um lugar agradável e alegre para todos que preparam e comem as refeições.

Comece pela cozinha, mas leve a prática para toda a casa!

Gostou das dicas sobre organização da cozinha? Depois de pegar gosto pela rotina mais organizada, você pode partir para outros cômodos da casa. Use a mesma técnica de limpeza e organização por categorias.

Aproveite para se desfazer de itens que não tem mais serventia e veja sua vida ganhar mais leveza com menos coisas que você não precisa mais.

Queremos saber como ficou sua organização! Depois que tiver tudo prontinho, faça uma foto no Instagram e marque a nossa conta instagram.com/superaurbanismo, vamos gostar de ver como ficou!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *