
Se você precisasse explicar para alguém o que é a Taxa Selic, e como ela influencia nos rumos da economia, essa resposta estaria na ponta da língua? De acordo com uma pesquisa feita pelo portal InfoMoney, 99,4% dos brasileiros não conhecem o conceito de juros compostos. Sendo assim, como a maioria absoluta das pessoas, seria necessário buscar a explicação antes de falar sobre o tema.
Embora o assunto Taxa Selic seja recorrente nos noticiários, e faça parte da rotina aplicada aos preços, falar sobre isso com propriedade é um lugar para os especialistas. No Brasil, a educação financeira não está incluída no ensino regular, e isso reflete diretamente na forma como as pessoas lidam com o próprio dinheiro.
No entanto, a notícia boa é que, com um pouco de interesse, é possível começar a entender sobre o assunto. E se você é uma das pessoas que está planejando comprar ou vender imóveis, é importante saber como a variação da Taxa Selic influencia diretamente nos financiamentos imobiliários.
O que é a Taxa Selic
A Taxa Selic é considerada a taxa básica de juros do Brasil. Ela é usada pelos bancos para fazer os cálculos de juros em suas operações.
A Selic é aplicada nas contratações de empréstimos, financiamentos e produtos bancários, além de também servir para regular a inflação através do controle da compra e venda de títulos públicos.
O Diretor Financeiro e de Negócios da Supera, Andre Honorato, explica que a Taxa Selic é o custo do dinheiro dentro do mercado interbancário. É o preço que referencia a troca de dinheiro entre os bancos e mecanismos internacionais. “A Selic é o custo do dinheiro para o Brasil tomar um empréstimo”, detalha.
Isso significa que, em 2020, por exemplo, essa operação chegou a custar 2% ao ano. O que foi um número considerado muito baixo, e nunca atingido anteriormente. Contudo, essa taxa não pode permanecer neste patamar por um longo período porque é inviável manter a economia nesses termos.
Selic e o controle da economia
Através desta taxa, o Banco Central consegue equilibrar a entrada de dinheiro na economia, pois quando os títulos públicos, que são seguros, estão rendendo mais, é natural que os investidores queiram ganhar mais.
Desta forma, quando a Taxa Selic aumenta, quem estava alocando recursos em outras operações voltam a operar nos títulos públicos, e esse aumento da taxa de juros tende a equalizar os preços no mercado.
Como a Taxa Selic influencia no mercado imobiliário
A Taxa Selic é a principal referência que os bancos usam para aplicar sobre suas taxas de empréstimo.Dessa forma, quem se torna cliente de um financiamento bancário precisa estar de olho neste índice para saber quando é o melhor momento de tomar um empréstimo ou fazer um financiamento imobiliário, por exemplo.
Por servir como base para o cálculo dos juros das diferentes modalidades de crédito oferecidas pelos bancos e demais instituições financeiras do país, a Taxa Selic beneficia diretamente a decisão pela compra de imóveis quando está mais baixa, como é o caso do atual momento.
Neste sentido, a compra de um imóvel financiado com uma taxa de juros mais baixa é uma vantagem para quem vai contratar um financiamento habitacional. Por isso, aproveitar essas oportunidades é um incentivo para o crescimento da economia.
Compra de imóveis é um investimento
A Taxa Selic, no entanto, também se mostra vantajosa para quem deseja investir. Em um cenário com a taxa de juros baixa, as aplicações em fundos de renda fixa, poupança e tesouro direto alcançam menos rendimentos e correm mais risco. Desta forma, quem tem um valor para investir enxerga os benefícios do mercado imobiliário como uma possibilidade de rentabilizar seu investimento. ⠀⠀⠀⠀⠀
Os investidores sabem que mais importante do que evitar a perda dos valores já aplicados é garantir a manutenção do patrimônio conquistado, e neste sentido o imóvel mais uma vez se torna atrativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E não estamos falando em investimentos milionários, esse cálculo da taxa de juros beneficia principalmente quem vai comprar seu primeiro imóvel, não apenas quem compra para revender, por exemplo.
Como escolher um imóvel para comprar e investir
Agora ficou mais fácil entender sobre a relação da Taxa Selic com o mercado imobiliário? Antes de comprar qualquer tipo de imóvel é preciso entender quais são as melhores oportunidades.
Indiferente de escolher se o imóvel vai ser para moradia ou investimento, os itens para observar antes de comprar um apartamento são os mesmos:
Se for comprar um imóvel usado:
- Tempo de construção;
- Regularização dos documentos;
- Opinião dos demais moradores.
Se for comprar um imóvel na planta:
- Tempo de obra até a entrega;
- Estrutura do empreendimento;
- Histórico da construtora.
Nos dois casos, a localização do empreendimento é muito importante. Saber o que há no entorno, a facilidade de acesso e a possibilidade de desenvolvimento da região são pontos muito importantes.
Aqui no blog temos um conteúdo completo sobre o assunto que vai ajudar a fazer a escolha certa!