Quando chega a hora de comprar um apartamento muitas questões precisam ser analisadas como a localização, o tamanho do imóvel, se ele vai ser comprado pronto ou na planta e um ponto muito importante: qual será o andar do apartamento.
A localização do imóvel no prédio é um dos quesitos que influenciam no valor do imóvel, mas para fazer essa escolha não é só o preço do apartamento que você deve considerar, é preciso pensar na diferença de morar nos andares mais altos, mais baixos e qual se adeque mais a sua necessidade.
Morar em condomínios já não é mais novidade. Muitas famílias trocam suas casas por apartamentos pensando na comodidade e na segurança de morar em um prédio. A área de lazer que os condomínios oferecem também é um grande atrativo.
Mas, morar em condomínio é ter a consciência de que você vai ter uma vida em comum com os demais moradores, por mais que você tenha privacidade é preciso lembrar que há uma conduta de respeito que precisa ser levada a sério para que todos possam viver bem.
Sendo assim, dependendo de como é sua vida, pensar em qual andar do apartamento é uma decisão importante para tomar.
Quer saber como escolher o melhor andar do apartamento? Confira nossas dicas:
Horários da rotina: Sua rotina influencia diretamente na hora de pensar em qual andar do apartamento você deve escolher. Vamos supor que seu dia comece muito cedo, e desde as primeiras horas da manhã você já comece a andar pela casa.
Se consegue dar passos leves e não arrastar móveis não será um problema para o vizinho do andar de baixo, contudo, se a casa é mais agitada, pense que evitar o incômodo vai fazer bem.
Da mesma forma acontece com quem tem uma rotina mais noturna, evite entrar em conflito com os vizinhos porque a sua rotina tem horários diferentes. Se os principais movimentos do apartamento estiverem fora do horário considerado comercial, pense bem e faça a escolha pelo apartamento que não vai ter vizinho em baixo.
Apartamento com crianças: Criar as crianças no apartamento é muito comum, mas requer uma dose extra de paciência entre os vizinhos. Por mais que os pais orientem as crianças a não pular, jogar bola ou arremessar objetos no chão, em algumas situações o barulho será inevitável.
Se você não quer passar o dia todo preocupado com o incômodo com os moradores de baixo, é uma boa ideia morar no primeiro andar e ficar sossegado.
Porém, se você está do outro lado desta situação e não tem criança em casa e não quer ter problemas com possíveis barulhos acima de você, o andar do seu apartamento deve ser o último. Só quem não tem vizinhos em cima pode se certificar de que não vai ter passos e barulhos alheios à sua vontade.
Apartamento: Andar alto x Andar baixo
O andar do apartamento influencia diretamente no valor do imóvel porque quanto mais alto for, melhor valorizado ele será. As causas para isso estão relacionadas ao barulho que vem da rua e também à vista que o apartamento pode ter.
Quanto mais próximo da rua, mais ruídos e barulhos do movimento vão fazer parte da rotina dentro do apartamento, principalmente se as janelas forem mantidas abertas. Isso tem a ver com o fato natural da proximidade com a via pública, movimento de carros, comércio e atividades externas.
Se o prédio é localizado em uma área com possível vista para o mar, ou para um ponto turístico, a fachada do edifício que tiver a melhor vista também será melhor valorizada.
A tendência de quem mora nos andares mais altos é conviver com mais silêncio externo, mas é importante lembrar que um prédio é habitado por moradores e suas famílias, e que qualquer casa vai ter seus ruídos normais. Pense na sua rotina e no barulho que você também produz e procure conviver em harmonia com os vizinhos independente do andar do apartamento.
Como reduzir ruídos em seu apartamento
Se você deseja morar em um apartamento e não quer ter incômodo com o barulho dos vizinhos, ou ainda não quer ser incômodo, existem formas de preparar o imóvel para reduzir os ruídos.
Gesso: O acabamento com gesso é uma das formas de reduzir o barulho dentro do seu apartamento. Além de dar um toque a mais na decoração e na iluminação, ele ainda cria uma barreira a mais entre as paredes, o que ajuda nessa questão.
Piso: Alguns revestimentos causam mais barulho do que outros, principalmente quando instalados de maneira incorreta. É possível investir em modelos de pisos e laminados que vão deixar sua casa mais confortável e até mais silenciosa.
Janelas: Existem soluções de vedação para janelas que podem ser instaladas para reduzir o barulho que vem da rua. Procure por fornecedores especializados para fazer a consulta de produtos e valores.
More em um condomínio completo em São José
O Vivendas Home Club é um condomínio com seis torres, sendo que cada uma delas terá 11 andares de apartamentos e mais áreas de lazer nos prédios e também ao redor deles. Localizado em Areias, São José, os moradores do Vivendas terão vista para o mar em algumas unidades, principalmente nos andares mais altos. No caso das unidades do último andar com vista livre, pois não há outros prédios na mesma altura para impedir a vista em alguns apartamentos.
Mas quem escolher pelos andares mais baixos também terá vantagens. A entrada do prédio está localizada em uma rua tranquila, desta forma o barulho externo não chega a ser um problema.
Quem escolhe unidades nos primeiros andares pode utilizar menos o elevador, o que inclusive ajuda a manter um nível maior de atividade física, recomendada diariamente para todas as idades!
Em todos apartamentos os futuros moradores do Vivendas Home Club vão ter piso porcelanato na cozinha, sala, corredor e banheiros e nos quartos um piso vinílico. Essa solução de revestimento traz mais conforto térmico e acústico para quem está no apartamento, e isso será sempre uma vantagem, principalmente porque já faz parte do projeto original e entregue pela Supera Urbanismo, a Incorporadora responsável pela construção do Vivendas.
Quer saber mais sobre o Vivendas Home Club e todos os detalhes deste projeto? Confira mais clicando aqui. E para visitar nosso apartamento decorado, agende um horário com nossos corretores, mande uma mensagem pelo Whatsapp no número (48) 98443.3322.