O começo do ano é um bom momento para dar início a mudanças que levam você a praticar novos e bons hábitos. Já pensou em incluir na sua lista de resoluções ter uma casa mais sustentável? Com algumas atitudes simples no dia a dia é possível ter práticas sustentáveis, economizar dinheiro e, principalmente, gerar menos lixo.
Quando você toma esse tipo de decisão vai colher os frutos ao ter uma casa mais sustentável e ainda contribuir com a conservação do planeta, quer saber como começar de maneira prática e com atitudes que é possível dar início hoje mesmo? Confira a lista de dicas que selecionamos para você:
Comece por aqui para ter boas práticas sustentáveis:
Quando pensamos em sustentabilidade alguns termos como economia de água, separação do lixo, energia renovável, menos uso de petróleo podem ser os que você lembra. Mas existem outras práticas que são simples e eficientes.
Coloque suas contas em versão digital
Reduzir o uso de papel é uma das práticas que trazem inúmeros benefícios. Quanto menos envelopes com faturas você receber por meio de correspondência física melhor. Não é só o papel que você vai deixar de usar, tem toda a logística de entrega e de produção que serão minimizadas. Atualmente é possível pagar praticamente qualquer conta pelos apps dos bancos e carteiras digitais, receber por email ou baixar direto no seu fornecedor vai tornar sua vida mais prática.
Pare de usar copo descartável
Os copinhos de plástico são itens que geram um grande volume de lixo, e que se você realmente desejar, pode excluir da sua vida. Se você trabalha de forma regular em um escritório, leve para lá uma garrafa ou caneca.
Se a sua atividade é exercida em lugares diferentes, e não tem uma mesa fixa, pratique o hábito de carregar uma garrafinha na bolsa ou na mochila. Vale também aqueles copos de silicone que são retráteis. É comum encontrar bebedouros ou garrafões de água nos estabelecimentos comerciais.
Transportando seu próprio recipiente você vai economizar várias vezes, não vai precisar comprar água e nem descartar lixo como os copos descartáveis.
Se precisar de algo diferente, pegue emprestado primeiro
Ser sustentável está diretamente relacionado ao fato de fazer o consumo consciente, sendo assim, não compre algo que você não vá precisar por muitas vezes. Vai fazer alguma instalação em casa e não tem uma furadeira? Peça emprestado! Se fazer furos nas paredes com MUITA frequência não é a sua rotina, comprar um equipamento como esse vai se tornar mais uma coisa parada em casa.
Nessas horas é muito bom morar em condomínio e fazer amizade com os vizinhos, sempre tem alguém que pode emprestar algo e que você poderá retribuir a gentileza em outra oportunidade!
Tenha uma ecobag sempre na bolsa
Sacolinha de supermercado é outro item para retirar da sua rotina! Passe a utilizar sacolas retornáveis para fazer as compras no supermercado ou na feira. E para aqueles itens de farmácia ou padaria, que sempre oferecem uma sacolinha, troque por uma ecobag que você pode carregar na bolsa.
Lembre de depois que chegar em casa, e higienizar seus produtos, a ecobag deve voltar para sua bolsa, assim não vai correr o risco de esquecer quando precisar.
Deixe algumas no porta malas do carro, com certeza elas serão úteis!
Comece a planejar suas compras a granel
Já que estamos falando em compras, já pensou em comprar mantimentos a granel? Além de evitar as embalagens plásticas dos pacotes, você vai estabelecer uma nova rotina de compras, pensando nas quantidades, armazenando de forma mais sustentável em casa (potes de vidro, por exemplo) e ainda pode conhecer novos lugares para fazer suas compras.
Procure opções próximas da sua casa, como feiras e mercados especializados, pode ser que você passe a economizar na conta mensal do supermercado e ainda conhecer novas pessoas nessa nova relação de compra.
More em um lugar que leve a sustentabilidade a sério
Essas são algumas práticas que você pode começar ainda essa semana para ter hábitos mais sustentáveis, mas é importante também escolher um lugar para morar que seja responsável com os recursos naturais.
Observe se o condomínio tem práticas como captação da água da chuva, plantas que aproveitam da melhor forma a luz natural, alternativas para uso de energia renovável e que proporcionam uma relação saudável com o lugar onde está instalado.
Oferecer aos moradores opções de lazer e de cuidados, como os pet places, por exemplo, são práticas sustentáveis. Ao levar seu cachorro para fazer xixi no espaço preparado para eles você evitar o uso de tapetinhos descartáveis, o que também conta para a sustentabilidade!
Quer começar 2021 dando novos e importantes passos? Então comece com essas dicas para ter práticas sustentáveis em casa e escolha o melhor lugar para viver! Conheça o Vivendas Home Club e tudo que ele tem para oferecer!