Você mora em um imóvel próprio? Pesquisas realizadas por portais especializados em negócios imobiliários apontam que, a cada 10 pessoas, apenas 0,6 conseguem efetivamente comprar um apartamento ou uma casa. Nos últimos anos essas estatísticas estão crescendo e mais pessoas estão tendo acesso à essa conquista impulsionados pelas ofertas de crédito e pelo aquecimento do mercado.
Se você está em um momento de decisão pela compra de um imóvel sabe que precisa levar muitos pontos em consideração na hora de escolher, e um dos mais importantes é a qualidade do lugar onde vai viver. Alguns pontos como localização, tamanho do imóvel e estrutura sempre contam, mas existe outro aspecto que você também precisa avaliar: a acessibilidade em condomínio.
Viva com mais qualidade em um imóvel próprio
A expectativa de vida do povo brasileiro tem crescido anualmente, e cada vez mais comprar um apartamento é uma grande aquisição, afinal investir em um imóvel traz para sua família a segurança de estar na sua casa, por isso pensar a longo prazo é tão importante.
Conforme os anos vão passando, novas necessidades de mobilidade se tornam uma prioridade, é possível que com o passar do tempo você ou seu pais precisem de áreas de circulação e de lazer com elementos de segurança e acessibilidade que nem sempre são levados em consideração quando são todos jovens.
Acessibilidade em condomínio, você precisa pensar sobre isso
A acessibilidade em condomínio tem sido levada em consideração com mais atenção desde 2004, quando uma lei passou a regulamentar as normas destinadas para prédios comerciais e residenciais. De acordo com o decreto, as construções precisam ter rampas de acessibilidade, vagas destinadas para pessoas com deficiência, banheiros adaptados e espaço suficiente para circulação de cadeiras de rodas, para citar alguns itens que devem ser disponibilizados.
Ao entregar edifícios com esses itens a construtora demonstra sua responsabilidade social, uma vez que planeja seus ambientes para oferecer conforto para as pessoas com deficiência (PCD), mas pensando também nos idosos e toda pessoa que pode se sentir mais segura com ambientes que terão áreas planas, identificação e espaço adequado.
Vivendas Home Club, um condomínio acessível
O Vivendas Home Club, maior empreendimento da Grande Florianópolis, foi lançado em maio de 2020. O projeto já prevê diversas áreas que são acessíveis, além dos itens obrigatórios por lei.
As áreas de lazer do Vivendas Home Club, que somam 47 espaços, foram planejadas para que as pessoas possam circular com segurança e conforto, incluindo cadeirantes, idosos que precisam de algum acessório para mobilidade e também carrinhos de bebê.
Itens de acessibilidade em condomínio presentes nas áreas comuns do Vivendas Home Club
- Corredores com largura suficiente para que a cadeira de rodas possa fazer o giro;
- Acesso por meio de rampas;
- Iluminação com sensores de presença;
- Interruptores com distância de 90cm do chão;
- Tomadas com distância de 40cm do chão;
- Vagas de estacionamento PCD;
- Banheiros de áreas comuns, como salões de festas, adaptados.
Você pode ter uma piscina acessível
Um dos pontos altos da entrega de acessibilidade do Vivendas Home Club é a piscina. Essa importante área de lazer será totalmente adaptada para cadeirantes, idosos, crianças e todas as pessoas que forem frequentar o espaço.
A piscina foi projetada com um banco de transposição, isso significa que a borda não fica diretamente no chão, e sim em uma altura para que um cadeirante possa entrar na água na altura da cadeira.
Além disso, o piso terá três tons diferentes, demarcando a diferença de profundidade de maneira visual. O corrimão terá faixas emborrachadas para que a pegada se torne mais segura. Outro item previsto para o ambiente é o piso que tem uma textura antiderrapante.
Por ser um condomínio com seis torres, uma das formas de oferecer mais conforto para que todos possam utilizar, foi disponibilizar uma área de piscina a cada duas torres, ou seja, teremos três piscinas neste mesmo formato em todo o condomínio.
Pensando no futuro da sua família
Para a Supera Urbanismo é muito importante oferecer aos nossos futuros moradores ambientes e áreas que atendam as necessidades de mobilidade e acessibilidade, por isso além de entregar um condomínio cumprindo essas normas, ainda temos a possibilidade de entregar apartamentos acessíveis, para saber mais sobre como comprar um apartamento nessas condições acesse nosso artigo sobre o tema clicando aqui.
Como a compra de um apartamento é um plano tão especial, e você deseja ser uma das pessoas que quer fazer parte das estatísticas de crescimento do mercado imobiliário, avalie esses sete itens, e mais nossa piscina, como pontos fundamentais na hora de escolher seu apartamento em um condomínio com acessibilidade.
Viver em um empreendimento como o Vivendas dá a oportunidade de planejar o futuro, receber amigos e familiares, curtir a vida e saber que fez uma escolha para muitos e muitos anos. Quer conhecer mais sobre o primeiro imóvel lançado pela Supera Urbanismo? Acesse nosso Instagram e acompanhe a obra que já está em andamento.