loading

Comprar o primeiro imóvel ainda jovem, antes dos 30 anos, pode parecer uma realização muito grande, mas já parou para pensar que esse investimento pode estar ao seu alcance? Seu primeiro apartamento pode ser o começo de um grande patrimônio, e quanto mais cedo começar, melhor!

Confira algumas dicas para fazer esse plano sair do papel e se tornar realidade:

Oferta de crédito favorável

Se um jovem for conversar com os pais e avós sobre a compra de um imóvel vai perceber que muita coisa mudou com o passar dos anos, o que não mudou é o fato de continuar sendo um investimento rentável e que oferece uma segurança para quem está adquirindo o imóvel.

A compra do primeiro imóvel está acessível no Brasil, uma vez que os bancos estão com ofertas de crédito imobiliário com juros baixos e as construtoras oferecem facilidades para o pagamento da entrada. Especialmente durante o ano de 2020 o financiamento habitacional está ganhando grande proporção, é um tipo de relacionamento que os bancos desejam ter com seus clientes, que podem contar com até 35 anos para liquidar o contrato.

Pense como um investidor

Uma das grandes diferenças em relação ao perfil do comprador de décadas passadas para quem comprar um imóvel atualmente é que não significa que você vai viver nele por toda a vida. 

A ideia de comprar um apartamento pode parecer algo muito definitivo para quem está começando a vida profissional, ainda não tem certeza sobre o que vai fazer nos próximos anos, mas imagine que comprar um imóvel é apenas o primeiro passo para construir seu patrimônio. 

Sendo assim, a escolha do imóvel pode ser feita com o objetivo de alugar, ou revender depois de ter uma valorização. 

Destine sua verba para algo rentável

Sabe quando você finalmente consegue se colocar no mercado de trabalho e o salário já é suficiente para morar sozinho? É neste momento que você deve avaliar: será a hora certa de sair da casa dos pais para pagar aluguel, ou já é possível investir no próprio imóvel?

A tendência de quem conquista um bom salário é aproveitar para gastar com passeios, compras, viagens e isso pode fazer com que a boa oportunidade de começar a vida com conquistas palpáveis não se concretize.

Se você está neste estágio profissional, faça um planejamento que comporte o lazer, mas que também permita começar a gastar com algo que vai se trazer um retorno financeiro, como um imóvel.

O poder da renda extra

Se você está entre os 20 e 30 anos, e ainda não tem um salário que permita investir em um imóvel, mas tem essa meta como parte das suas conquistas, uma forma de incentivo é fazer renda extra. 

Procure atividades que você pode dedicar horas extras além do seu trabalho e comece a economizar dinheiro. Aos poucos a renda extra vai se mostrar um diferencial importante no seu orçamento, e será possível planejar a compra do seu imóvel.

Como escolher o primeiro imóvel?

Para saber exatamente quais são as suas possibilidades, e qual tipo de planejamento será necessário, você deve conhecer as ofertas do mercado imobiliário. Comece a fazer a pesquisa pelo tipo de imóvel dos sonhos. Aquele que vai ter tudo que você considera indispensável quando pensa na casa própria.

Caso esse já seja um imóvel que você possa comprar, avalie as condições e conheça mais opções do mesmo padrão.

Porém, se a sua renda ainda não alcança o imóvel dos sonhos, não hesite em começar por algo que será o trampolim para chegar lá!

Se você vai comprar para morar, avalie as suas necessidades nos próximos cinco anos. Procure por imóveis que estejam bem localizados, mas que não fiquem exatamente ao lado do seu trabalho, é possível encontrar ótimas opções em bairros menos centralizados, e que oferecem toda estrutura que você vai precisar.

Caso sua escolha seja para investimento, converse com corretores de imóveis e consultores imobiliários e conheça o que está mais em alta no mercado, o que os clientes que desejam alugar estão buscando mais. A partir disso você pode direcionar sua compra para um loft, apartamento de dois ou três quartos, por exemplo.

Comprar na planta é uma excelente opção!

Durante essa pesquisa pelo que há de ofertas no mercado, não deixe de conhecer os imóveis na planta. Neste caso, vale tanto para decidir morar, ou para ser investidor.

Os imóveis vendidos na planta costumam custar até 30% a menos do que os prontos, e têm a grande vantagem de oferecer projetos modernos. Outra facilidade está relacionada às condições de pagamento. Negociar a entrada de um apartamento na planta é muito mais fácil do que já ter que lidar com o banco num primeiro momento.

Com isso, você consegue assumir a responsabilidade de comprar seu imóvel e negociar com a construtora, até que chegue a etapa de financiamento bancário, quando o empreendimento for entregue e você possa estar em uma condição financeira ainda melhor.

Planeje e realize!

Após fazer essas pesquisas de mercado, conhecer a realidade em relação às suas expectativas e a realidade dos imóveis, chegou a hora de colocar tudo na ponta do lápis. Esse é o momento para ajustar o orçamento, entender se a forma com que você está fazendo a gestão financeira dos seus ganhos está adequada e o quanto você tem a ganhar e já começar a ter uma mente de investidor desde cedo.

Converse com outros amigos que já tomaram essa decisão e também com profissionais do ramo. Coloque a compra do seu primeiro imóvel como meta e trace o plano para conquistar esse alvo, com certeza será um grande passo para começar a vida de maneira mais produtiva.

Se quiser conhecer mais sobre o mercado imobiliário da Grande Florianópolis, conte com a equipe de vendas exclusivas da Supera Urbanismo, os profissionais da Mafra & Roman Corretores Associados estão prontos para apresentar o que há de melhor para dar o primeiro passo rumo a sua conquista!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *