loading

Garantir a segurança pessoal, e do patrimônio, é uma questão essencial nas grandes cidades. Ao escolher viver em um condomínio é possível contar com uma estrutura elaborada para promover aos moradores barreiras e estratégias que ofereçam segurança condominial.

Embora a estrutura de um condomínio seja naturalmente mais segura do que uma casa, por estar menos vulnerável ao ataque de possíveis criminosos, existem práticas que envolvem a administração e os condôminos e que podem tornar seu dia a dia mais seguro. 

O trabalho em busca da segurança nos locais de moradia compartilhada deve ser constante e envolver todos os interessados nesta questão. Para quem está saindo de uma casa e indo morar em um apartamento, à primeira vista as regras podem parecer muito rígidas, mas elas fazem parte deste planejamento que envolve o bem-estar de moradores, funcionários e prestadores de serviço.

Para saber quais são as responsabilidades em busca de mais segurança no condomínio listamos algumas práticas adequadas quando o assunto é viver com mais tranquilidade.

Confira 5 pontos que proporcionam segurança condominial

1 – Monitoramento de circulação:

Existem condomínios de diversos tipos, quantidade de torres, diferentes áreas de lazer e espaços compartilhados, cada projeto tem sua proposta, contudo, existe algo que está presente na maioria dos condomínios: uma guarita para controle de acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviço.

Esse monitoramento de circulação é essencial para garantir a primeira barreira de segurança. O dever do condomínio é oferecer um profissional preparado para fazer esse controle, já o dever do morador é colaborar com as regras estabelecidas sem tentar burlar o sistema de segurança que foi estabelecido. 

2 – Serviço especializado

Para que um sistema de segurança seja realmente eficaz ele deve ser prestado por uma equipe especializada. Existem empresas com soluções completas para fazer essa gestão. Cada condomínio deve pesquisar quais são as necessidades, tamanho e serviços incluídos no pacote oferecido pela empresa.

A escolha pela melhor proposta deve ser feita em reunião entre os condôminos, a fim de encontrar a melhor opção para sua necessidade.

É dever do condomínio procurar uma empresa com experiência e que atenda às demandas, e é dever dos condôminos não pensar apenas em quanto custa o serviço. Neste segmento é mais importante contar com um serviço completo e eficaz do que economizar na hora da escolha. Lembre-se: é a segurança da sua vida, da sua família e do seu patrimônio que estão envolvidas.

3 – Central de segurança

Quando o condomínio conta com uma central de segurança externa as chances de minimizar os problemas são maiores. Isso significa ter uma estrutura extra para dar apoio à equipe interna de segurança. 

Essa central externa oferece aos postos de trabalho a rápida resposta em caso de emergência, o contato com os órgãos de segurança e o envio de reforços quando necessário.

4 – Comitês de segurança procedimentos de emergência

Quando o condomínio consegue organizar um comitê de segurança, os moradores têm muito a ganhar! Esse grupo pode ser formado por condôminos que fazem parte de corporações como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros serviços que envolvam a inteligência relacionada a essa questão.

Através de análises sobre o entorno do condomínio, das necessidades de melhoria na estrutura interna e nos pontos que podem apresentar vulnerabilidade os moradores e a administração do condomínio podem chegar ao consenso de quais serão os procedimentos registrados para a segurança de todos que fazem parte da vida do condomínio.

Nesses procedimentos de emergência devem ser listadas as regras para a portaria; o que fazer em caso de necessidade de evacuação do prédio; as rotas de fuga para moradores e funcionários; o que fazer em caso de acidentes nas áreas comuns e também quando os condôminos pedem ajuda para socorrer alguma emergência dentro das suas unidades particulares.

5 – Regulamento interno deve ser seguido por todos

Quando o condomínio consegue organizar essas questões de escolha de um serviço especializado e da formalização de regulamento para os procedimentos de segurança é a vez de fazer com que essas regras sejam cumpridas por todos que frequentam a estrutura do empreendimento, seja moradores, visitantes, prestadores de serviço, entregadores e funcionários.

Um regulamento completo pode parecer muito extenso, mas é ele que irá determinar quais são os limites, deveres e direitos de todos os envolvidos em um grande condomínio.

É preciso compreender que, para que regras e procedimentos de segurança possam ser respeitados, todos fazem parte da rotina pela manutenção deles.

Entre as práticas, fique atento a regras como:

  • Identificação de visitantes na portaria do condomínio, indicando exatamente onde vai;
  • Acesso ao prédio com tags individuais. Nem sempre o segurança vai conseguir conhecer todos os moradores, por isso, garanta que seu acesso seja feito de acordo com a credencial destinada ao seu apartamento;
  • Acesso ao estacionamento: cada condomínio terá sua regra, esse acesso poderá ser feito pelo próprio morador, ou pelo segurança, de qualquer forma, conheça e respeite a regra estabelecida para o empreendimento. 
  • Evite entrar no condomínio, seja de carro ou caminhando, aproveitando o acesso de outro morador, evite constrangimentos;
  • Da mesma forma, de maneira educada, não permita a entrada de pessoas desconhecidas quando abrir o portão. Com certeza quanto maior é a circulação de pessoas, menos gente você vai conhecer. Quando acontecer, não tenha receio de perguntar se a pessoa já se identificou na portaria, ou se tem acesso de morador. Essa prática vai garantir a sua segurança e a de todos que estão na parte interna do condomínio.

Se você é morador de um condomínio, e preza por sua segurança e da sua família, deve contribuir com as regras estabelecidas. Quando todos compreendem a importância de seguir essas práticas será possível deixar as crianças brincando pelas dependências do prédio, chegar e sair de carro com tranquilidade e viver sem medo dentro da própria casa.  

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *