loading

Você mora em apartamento e está pensando em ter um bichinho de estimação, mas não sabe se é permitido? Saiba que você pode criar um pet, desde que siga os direitos e deveres previstos em Lei para se tornar tutor de um animal em apartamento.

A Constituição Federal (Art. 5º, XXII e Art. 170, II) tem um artigo que garante ao cidadão o direito de criar animais em apartamento, contudo, a permanência dos pets não pode atrapalhar ou colocar os demais moradores em potencial risco.

Continue a leitura e conheça seus direitos e deveres em relação à ter animais em apartamento:

1 – Direitos do tutor de animais em apartamento

O tutor é o responsável pelo animal de estimação, é ele que precisa se certificar que o espaço é adequado, que a segurança do pet e dos vizinhos esteja resguardada e pode usufruir do direito de ir e vir com seu cachorro, gato, ou outro animal, pelas dependências do condomínio.

O dono do animal pode se deslocar de elevador, passear com o pet pelos acessos principais e utilizar as áreas destinadas à recreação. Essa convivência do animal com os ambientes do condomínio não pode ser restringida, porém, para que tudo possa acontecer com segurança e preservando a saúde do seu bichinho, existem também os deveres dos tutores.

2 – Deveres do tutor de animais em apartamento

Quando você decide ter um animal de estimação deve estar atento ao fato de se tratar de uma vida, que o animal precisa de atenção, atividade física e de condições de bem-estar para viver com qualidade.

Isso inclui os passeios, exercícios, exposição ao sol, banho, alimentação correta e companhia. Quando seu animal estiver bem cuidado ele será uma excelente companhia e não será motivos de reclamação no condomínio.

Como você leu, é direito do tutor transitar com seu animal de estimação pelo prédio, porém ele deve usar uma guia curta para estar sempre próximo do tutor e nunca ser deixado solto. Caso seja um animal de grande porte, talvez seja adequado inclusive usar focinheira para evitar qualquer tipo de complicação por uma reação indesejada.

3 – Como serão as condições para acomodar seu animal em apartamento?

A escolha da raça do animal deve estar de acordo com a estrutura que você terá para oferecer. Diferente de criar um cachorro em uma casa, por exemplo, é adaptar a energia e a necessidade do animal ao espaço delimitado do apartamento.

Prepara-se para acolher o animal com todo carinho e serenidade, buscando inclusive um adestrador se for necessário. 

Ao escolher um cachorro como pet pense em como será sua rotina de tempo e cuidados. Algumas raças são mais indicadas para viver em apartamento por sofrerem menos com o estresse de ficar em um espaço fechado e convivem bem com a ausência de movimentação na casa durante o dia.

Entretanto, existem raças de cães que sofrem com a solidão e não são indicadas para passar longas horas do dia sozinhos. Neste caso eles podem causar incômodos aos vizinhos por ficar latindo enquanto seu tutor não chega.

Faça um planejamento de atividades e passeios para seu pet, além das voltas necessárias para que eles possam fazer suas necessidades, é indispensável planejar um tempo em que o animal possa correr, brincar, pegar sol e se exercitar. Isso é fundamental para a saúde do bichinho.

4 – Cuidados com o apartamento para receber um pet

Se você já sabe que deseja realmente ter um animal em apartamento planeje também quais serão as condições de limpeza. O lugar ocupado pelo pet deve ser constantemente limpo para evitar doenças e mau cheiro, pense no bem-estar e condições do animal com respeito e responsabilidade.

5 – Eles se tornam parte da família!

A chegada de um pet costuma envolver todas as pessoas da família, a convivência com animais pode ser muito benéfica para pessoas de todas as idades! Existem relatos de quem reduziu níveis de estresse e ansiedade só pelo fato de conviver com um animal de estimação.

Se você tem crianças, inclua elas na rotina de cuidados e responsabilidade, e lembre-se: o animal passa a fazer parte da família, só tome a decisão de ter um se tiver certeza de que deseja se comprometer com ele.

Agora que você já sabe que pode sim ter um pet, e que tem direitos e deveres como tutor, analise sua rotina e encontre o bichinho ideal para fazer parte da sua família!! E, se puder viver em um condomínio com área de lazer especial para os pets, faça essa escolha!

Os empreendimentos mais modernos oferecem atrações como Pet Place e Pet Care para caprichar nos cuidados com os animais em apartamento. 

2 Comment

  1. Graziely Ramos

    Acrescentaria como dica o uso de redes de proteção para segurança do animal, evitando saídas e quedas. No mais, excelente conteúdo, parabéns!!!

    1. superaurbanismo

      Tem toda razão Graziely! Excelente dica. Obrigada!
      Continue acompanhando nossos conteúdos.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *