Um dos segredos de aproveitar da melhor forma o seu apartamento e ampliar o espaço é planejar a ambientação. Com a escolha certa das cores, móveis, iluminação e decoração você vai perceber que até os pequenos detalhes vão criar a sensação de que está em uma casa maior do que a planta indica.
Confira 7 dicas para tornar seu apartamento mais amplo através de técnicas de designer de interiores:
1 – Espelhos
O segredo dos espelhos está na sua capacidade de refletir a luz, isso faz com que o ambiente se amplifique.
Quando você usa espelhos nas paredes, ou nos móveis, traz ao espaço mais luminosidade, além de deixar mais requintado e interessante.
Use espelhos na sala, no corredor e nos quartos, brinque com os diferentes formatos e possibilidades.
2 – Cores certas
A regra para ampliar os espaços passa necessariamente pela utilização correta das cores. “Os tons mais claros abrem, já os tons mais escuros tendem a fechar o ambiente, dando a impressão que o espaço é menor”, explica Maria Eduarda Brandão, arquiteta responsável pelo projeto das fachadas e interiores do Vivendas Home Club.
3 – Ambientes monocromáticos
Já que a regra é usar cores claras, integre os ambientes com a mesma cor. Pintar as paredes e rodapés da mesma cor, por exemplo, e estender a cor para os espaços compartilhados vão trazer a sensação de amplitude que você busca.
Mas isso não significa que sua casa vai ser sem graça, muito pelo contrário! Deixe as cores e texturas diferentes para os objetos de decoração, como tapetes, almofadas, vasos, flores e quadros.
4 – Armários abertos
Sabia que os armários também podem contribuir, ou atrapalhar, seus planos de tornar o ambiente mais amplo? Faça armários com prateleiras aparentes, use vidro quando possível e também cristaleiras. “Armários com muitas portas deixam o ambiente menor. Quando conseguimos ver o outro lado da superfície, ganhamos mais leveza e automaticamente ampliamos o espaço”, conta Maria Eduarda.
5 – Projeto luminotécnico
A luz também faz parte de um bom projeto de interiores, seja a luz natural que chega ao ambiente através das janelas, ou os pontos criados a partir de um projeto luminotécnico. “Os ambientes escuros dão a sensação de serem menores, por isso a dica de usar cores claras e pontos de luz estrategicamente pensados auxiliam na missão de ampliar o espaço”, detalhou a arquiteta.
6 – Móveis essenciais e não muito grandes
A mobília faz parte da funcionalidade de cada ambiente, por isso é essencial. A tendência é querer ocupar todos os espaços com móveis, mas o ideal é escolher peças que não deixem o cômodo muito cheio e que valorizem a circulação.
Na sala, por exemplo, se você quer ter um sofá e uma poltrona, escolha modelos mais enxutos que se complementem. A mesma regra vale para os quartos. Prefira que as áreas tenham bons móveis e que atendam suas expectativas, mas não exagere, assim você consegue manter o ambiente amplo.
7 – Cortinas
A última dica para ampliar o espaço do seu apartamento fica para a escolha das cortinas. Dê preferência pelo tecidos leves e com uma certa transparência, como as de voil. As cortinas que mostram um pouco da estrutura da janela, e permitem a entrada de luminosidade atraem o olhar para esse ponto claro, causando a sensação de que há mais espaço naquele ambiente.
Essas são algumas regras utilizadas pelos arquitetos e design de interiores na hora de desenvolver um projeto para um apartamento. Com essas dicas você cria um ambiente agradável, com espaço suficiente para circular e valoriza os pontos fortes do seu lar.
Gostou das dicas? Então, se você está em fase de pensar em redecorar a casa, ou mudar para um novo endereço, lembre disso para desenhar um projeto harmonioso e que deixe sua casa linda e confortável!
Para saber mais sobre decoração e boas dicas, continue acompanhando nosso blog, ele é feito com muito carinho para ajudar você a fazer as melhores escolhas!