loading

Esse é o melhor momento para investir em imóveis! Ao olhar o cenário econômico atual você concorda ou discorda desta afirmação? Queremos encorajar você a acreditar, porque os números mostram que o mercado imobiliário continua sendo uma escolha acertada para seu investimento.

Comprar um imóvel com a intenção de revender ou de alugar é uma forma de não deixar seu capital estagnado ou aplicado em operações que estão rendendo um valor muito baixo. Especialmente em 2020, ano que a Taxa Selic chegou ao menor índice da história, assumir o compromisso de um financiamento está mais vantajoso do que aplicar em renda fixa, por exemplo.

Vamos falar mais sobre essas possibilidades, e esclarecer alguns mitos e verdades que estão relacionados ao investimento em imóvel:

1 – Compre na baixa para revender na alta: Verdade!

Essa é uma das vantagens de investir em um imóvel em época de crise. Em uma situação econômica mais instável é normal encontrar melhores ofertas de quem tem um produto que você pode comprar. 

Quem tem um imóvel para vender vai aceitar negociar de forma que fique mais favorável para quem deseja comprar. No papel de investidor, vai chegar a hora de vender esse imóvel por um valor maior, fazendo com que esse investimento tenha uma rentabilidade.

2 – O mercado imobiliário está desaquecido: Mito!

Quem compra um imóvel investe em um patrimônio, diferente da aquisição de outros bens. A compra da casa própria estará sempre entre os planos de milhares de brasileiros, desta forma, a procura será constante.

O segredo para quem pensa em investir em imóveis é saber escolher bem a casa ou apartamento que irá comprar. O investidor deve levar em consideração a localização, o tamanho do imóvel e qual perfil tem mais procura na sua região.

3 –  Comprar imóvel na planta é um bom negócio para investimento: Verdade!

A grande vantagem de comprar um imóvel na planta está relacionada às condições de pagamento e ao valor da unidade. Quando o empreendimento ainda é uma promessa, é natural que as incorporadoras ofereçam as melhores tabelas de valores e estejam abertas à negociar de uma maneira especial.

Um imóvel na planta vai ter um custo menor do que um imóvel pronto, e ainda é possível parcelar os pagamentos durante os meses de construção até a entrega da obra.

Quando o empreendimento for entregue você pode revender, ou pode alugar, garantindo assim uma renda mensal recorrente.

Rentabilidade de um imóvel

Quem investe dinheiro em um produto ou serviço está em busca do quê? Retorno sobre o investimento. Ninguém deseja se tornar investidor para perder recursos, não é mesmo? Para saber qual é o imóvel certo, e considerado um bom investimento, conversamos com quem mais entende da compra e venda de imóveis: os corretores.

Confira as dicas sobre quais fatores mais contribuem para a rentabilização de um imóvel:

Localização

Vai comprar um imóvel para revender ou alugar? Procure um lugar próximo de comércios e serviços, com facilidade para o deslocamento, acesso fácil aos principais pontos da cidade, seguro e que esteja em expansão. 

Ao escolher um imóvel bem localizado suas chances de fazer seu investimento rentabilizar são bem maiores.

Infraestrutura

Quem mora em grandes cidades está cada vez mais interessado em perder menos tempo possível em deslocamentos no trânsito. Isso é uma grande vantagem para quem investe em um imóvel com área de lazer variada.

É muito mais fácil, e consequentemente rentável, vender um apartamento em um condomínio com diversas opções de lazer do que uma casa que precisa de muitos cuidados, ou ainda um imóvel que fará com que a pessoa tenha que sair de carro para fazer qualquer coisa da sua rotina.

Idade do imóvel 

De acordo com os corretores de imóveis, é durante os primeiros cinco anos que um imóvel terá a maior rentabilidade. Neste período ainda é possível contar com a garantia da construtora (na maioria dos casos) para itens da unidade habitacional e também das áreas comuns de um condomínio. 

Quem compra um imóvel novo para revender ou alugar, também vai poder observar que as incorporadoras e construtoras estão cada vez mais envolvidas com questões de sustentabilidade em seus empreendimentos, e isso reverte em menos custos para os condôminos, o que se torna um excelente argumento de negociação para esse imóvel na hora de oferecer a um interessado.

Valor e perfil do imóvel

Escolher o tipo de imóvel para investir vai depender exclusivamente do seu perfil de investidor, isso significa: quanto você tem para aplicar, e quando pretende receber o retorno deste investimento.

De acordo com a performance do mercado, baseada na experiência dos corretores da equipe comercial da Supera Urbanismo, os apartamentos são imóveis mais fáceis de vender do que as casas.

Atualmente as pessoas estão em busca de segurança, praticidade e opções de lazer. Os condomínios mais novos oferecem isso e outras vantagens. O perfil de cliente que deseja comprar uma casa está no mercado, mas pode ser que demore mais tempo para você ver o retorno do seu investimento.

Outro ponto que o investidor deve levar em consideração é a metragem do apartamento ou da casa. Imóveis maiores, e consecutivamente mais caros, levam mais tempo para serem vendidos. Se formos falar do mercado de imóveis de luxo então, aí vai ser preciso a consultoria de um corretor especializado neste tipo de apartamento e casa para indicar os clientes potenciais certos.

Já os apartamentos menores, bem localizados e com boa infraestrutura são ótimas opções para alugar. Algumas regiões contam com a escassez de imóveis desse tipo, o que garante uma liquidez para quem investe com essa finalidade. 

Sim! Investir em imóvel é um bom negócio

Como você pode perceber, o mercado imobiliário está aquecido, comprar imóvel na planta é uma modalidade de investimento mais vantajosa e se você vai fazer esse tipo de investimento deve escolher o imóvel certo.

Ao longo dos anos é possível perceber uma valorização constante de imóveis que estão bem localizados, em condomínios que aplicam as questões de sustentabilidade e que oferecem qualidade e opção em suas áreas de lazer e proximidade dos serviços essenciais.

Converse com outros investidores a respeito deste tipo de negócio e conheça bem o imóvel antes de comprar. No caso dos imóveis na planta, certifique-se que o contrato protege também os seus interesses e direitos, e aproveite a baixa na taxa de juros para investir seu dinheiro em um imóvel que tem grandes chances de multiplicar o seu investimento.

E lembre-se: Vai fazer qualquer consulta de mercado, assinatura de contrato e oferta do seu imóvel para o próximo dono, conte com trabalho dos profissionais da corretagem.

Investir em imóveis

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *