A responsabilidade ambiental e a preservação do meio-ambiente estão chamando cada vez mais atenção das empresas e da sociedade. Alguns bons hábitos como a separação do lixo orgânico e reciclado; a utilização de lâmpadas que consomem menos luz e a escolha de eletrodomésticos com maior eficiência energética já fazem parte da rotina de muitas famílias em todo país.
As boas práticas da utilização dos recursos naturais estão se tornando regra também na construção de imóveis. Existem incorporadoras e construtoras empenhadas em edificar condomínios sustentáveis na busca por um melhor aproveitamento da área que ocupam e com o objetivo de promover um equilíbrio com o meio-ambiente.
Sustentabilidade na prática
Para que um condomínio seja considerado sustentável sua construção e projeto arquitetônico devem seguir alguns critérios, como a utilização de materiais ambientalmente adequados e a adequação de ações que resultem em uma ocupação equilibrada da região e proporcionem um bem-estar coletivo. Vamos falar de cada um a seguir:
- Reaproveitamento da água da chuva: Uma das boas práticas que os condomínios sustentáveis começaram a utilizar foi a construção de reservatórios para captação da água da chuva. O armazenamento e tratamento correto da água pluvial permite que algumas áreas comuns utilizem esse recurso para limpeza. Essa ação proporciona um menor consumo de água que vem das concessionárias.
- Projeto luminotécnico: Aproveitar da melhor maneira possível a luz natural nos ambientes e utilizar iluminação de LED são recursos que os condomínios sustentáveis utilizam para reduzir o consumo de energia elétrica. Isso vale para as áreas de lazer do condomínio, portarias, corredores e garagens. Utilizar sensores de presença, que são acionados só com quando alguém está no ambiente, é um dos exemplos de como o consumo de energia pode se tornar mais eficiente.
- Energia fotovoltaica: A utilização de placas fotovoltaicas para captação da luz solar e transformação em energia elétrica é um dos pontos mais modernos em relação aos condomínios sustentáveis. Os prédios que utilizam essa tecnologia conseguem gerar a própria energia e abastecer suas áreas comuns, sem depender totalmente das empresas que distribuem energia. Esse tipo de recurso reduz bastante a despesa mensal com a conta de luz e tem a seu favor o fato de gerar uma energia limpa e renovável.
- Separação correta do lixo: A reciclagem se tornou uma necessidade e não apenas um bom hábito. Você já observou a quantidade de produtos que consome e suas embalagens? Quando começamos a fazer a separação correta do lixo, para que ele seja destinado a uma melhor utilização, percebemos o quanto de papel, plástico, papelão, latas e vidros são jogados fora. A coleta seletiva do lixo é oferecida pelas prefeituras, e existem também as cooperativas que recolhem esse tipo de material e geram emprego e renda para milhares de famílias. Nos condomínios sustentáveis existe uma área específica destinada à coleta desses tipos de lixo, separada dos dejetos orgânicos, como papéis usados, restos de comida e embalagens sujas.
- Integração com a natureza: Cada vez mais as cidades precisam de ambientes integrados com a natureza. Jardins, áreas ao ar livre, redários, playgrounds, praças de convivência e hortinhas proporcionam aos moradores de condomínios sustentáveis momentos de relaxamento e lazer que são uma necessidade na rotina.
Economia para todos
Os prédios mais antigos, e aqueles que não foram planejados com essa visão de reutilização de recursos e uso inteligente de energia, acabam tendo maiores despesas mensais, o que proporciona uma taxa de condomínio mais cara para os moradores.
Por isso vale a pena pesquisar e investir em apartamentos que foram construídos em condomínios sustentáveis, além de pagar menos pelos serviços comuns, são muitos apartamentos contribuindo de forma consciente com a redução de água e energia elétrica, provenientes de fontes que não são infinitas.
Vivendas Home Club e suas práticas sustentáveis
A região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, conhecida por suas belezas naturais e grande atração durante o verão, conheceu em 2020 um lançamento imobiliário surpreendente: O Vivendas Home Club. O empreendimento, que tem o conceito de condomínio clube, oferece aos seus moradores uma série de soluções para facilitar a rotina e proporcionar mais qualidade de vida.
O Vivendas Home Club é completo, são dezenas de áreas de lazer, praças de convivência, ambientes para cuidar da mente e do corpo e também locais destinados ao trabalho.
O projeto, que começa a ser construído em 2020, planeja entregar sua primeira etapa em 2023. Entre tantos salões de festas, coworking, espaço de beleza, pet place, ateliê de artes e costura, academia, piscinas, salões de jogos, cinema, quadras de esportes tem também as hortinhas que são um charme à parte!
Todos esses espaços foram planejados para promover a integração entre os moradores e tornar a vida mais prazerosa e prática sem precisar sair do condomínio.
No Vivendas Home Club algumas soluções de sustentabilidade também serão aplicadas, como a reutilização da água de chuva para lavar as áreas comuns e abastecer o car wash, área destinada à limpeza de veículos dentro do condomínio.
Pensando no melhor consumo da energia, a iluminação das áreas comuns será feita com lâmpadas de LED e a utilização da luz natural também será uma das soluções para os ambientes.
A separação de lixo, com coletores específicos para coleta seletiva, é uma das soluções sustentáveis que estará à disposição dos moradores.
Condomínio com bicicletas compartilhadas
Pensando no bem-estar dos moradores, e também na sustentabilidade que os meios de transporte alternativos e compartilhados proporcionam, os moradores do Vivendas Home Club terão cinco bicicletas para uso comum.
Elas ficarão no bicicletário do condomínio e poderão ser utilizadas para lazer e também transporte entre os vizinhos.
Projeto urbano sustentável
Elaborar soluções de moradia que causem menos impacto à natureza durante a obra, mas principalmente após a entrega do empreendimento, é uma das responsabilidade que a Supera Urbanismo tem. Nosso compromisso com o meio-ambiente, e com nossos clientes, nos impulsiona a elaborar projetos que serão as melhores opções por muitos e muitos anos.
Como é sua relação com a ocupação urbana sustentável? Pensa que essas soluções são importantes para os próximos anos? Deixe seu comentário e conte para nós, quais são as boas práticas que você já incorporou na rotina, como separar o lixo e utilizar menos o carro para seu deslocamento, e inspire outras pessoas a pensarem na sustentabilidade de maneira prática!