loading

Você já deve ter ouvido alguma conversa na família ou no trabalho que debatia o tema: “morar em casa X morar em apartamento”. Talvez você, ou alguém próximo, esteja vivendo esse momento decisivo e não tem certeza do que valorizar mais na hora de mudar de casa para apartamento. Nós temos um convite! Leia esse artigo até o fim para saber como fazer essa transição aproveitando o melhor da vida em um condomínio!

O que, normalmente, leva as pessoas a entrarem nessa conversa são as questões relacionadas ao pagamento mensal da taxa de condomínio, os proprietários de casas defendem o fato de não precisar pagar o valor mensal e ainda o fato de terem a liberdade de poder criar suas próprias regras. Já os que preferem morar em apartamento sabem que a questão da segurança e da comodidade é superior para quem mora em um prédio. Eles levam em consideração o fato de ter toda uma estrutura à disposição sem precisar se preocupar com o fato de ter que cuidar do jardim, da manutenção externa e ainda de ter facilidades que os residenciais oferecem, como diversas áreas de lazer.

Quem já mora em uma casa, mas planeja mudar para um apartamento está em busca de mais conforto tendo que gastar menos tempo na manutenção do imóvel, além de ter mais áreas para praticar atividade física, aproveitar o tempo sozinho ou em família e uma segurança maior.

Para essas pessoas que gostam da ideia de ter uma estrutura para utilizar, mas ficam em dúvida em relação ao espaço que pode ser menor, temos algumas dicas que vão ajudar na hora de decidir. Confira!

Preciso mudar, e agora?! 

1 – Segurança em primeiro lugar.

Quem mora em um condomínio de apartamentos está mais protegido do que quem vive em uma casa, principalmente nos prédios que contam com um serviço de vigilância e portaria 24h. 

Essa questão deve ser especialmente observada por quem mora sozinho, ou por famílias com adolescentes e jovens que ficam em casa enquanto os pais trabalham. 

O fato de ter uma equipe treinada para atuar em situações de risco, um sistema de monitoramento por vídeo e uma estrutura externa tornam esse serviço um grande aliado de quem busca por segurança na hora de escolher um lugar para viver.

Você gosta de passar semanas fora de casa durante o verão, por exemplo? Na hora de fazer uma viagem é mais fácil se sentir seguro deixando o apartamento do que uma casa, que pode acabar se tornando alvo fácil de roubos quando observada por pessoas que ficam em busca de residências vulneráveis para cometer delitos.

2 – Diversidade nas áreas de lazer.

Essa é a principal atração para quem está considerando o fato de mudar de uma casa para um apartamento. Se a sua preocupação é ter menos espaço por estar dentro de uma unidade com planta menor do que de uma casa, escolha um condomínio que tenha muitas áreas de lazer para que sua família possa aproveitar!

Os empreendimentos mais modernos contam com opções de lazer planejadas para integrar pessoas à natureza, oferecendo áreas ao ar livre como quadras de esportes, pracinhas, espaço para os pets, redário, piscina, hortinhas, área de alongamento e até pista de caminhada!

Isso é muito mais do que sua casa teria, não é mesmo? 

Essa estrutura ampla é uma das características dos condomínios clubes, e se você pensa que por ter tudo isso a taxa de condomínio será muito elevada, é aí que mora a surpresa! Nos condomínios maiores, são muitos apartamentos para dividir as despesas, isso faz com que todos possam usufruir de muitas comodidades sem pagar muito por mês, pode custar até menos do que a mensalidade de serviços de academia e mensalidade de um clube somados. 

3 – Escolha um apartamento de olho no futuro!

Faça uma projeção de como você pretende estar nos próximos cinco anos. Deseja ter mais filhos? Está na hora de deixar os filhos conquistarem seus próprios espaços e a família vai reduzir?

Isso é muito importante na hora de escolher um apartamento. Fazendo essa rápida reflexão você vai conseguir escolher um imóvel com um número de cômodos adequados para sua rotina. 

Uma dica é comprar um apartamento com um quarto a mais para ser utilizado como espaço para o trabalho, ou ainda um quarto de atividades que você gosta de executar.

4 – Projeto de interiores desenhado para você.

Está com dúvida a respeito das possibilidades dentro de um apartamento? Converse com um especialista! Faça uma lista do que sua casa tem hoje que você realmente utiliza, e depois passe para o arquiteto ou para o designer de interiores o que é indispensável para sua vida.

Com base nisso o profissional irá planejar os ambientes com o melhor aproveitamento dos espaços apresentando soluções que você nem teria imaginado!

5 – Menos é mais!

A hora de mudar de uma casa para um apartamento é uma excelente oportunidade de fazer uma verdadeira limpa nos itens armazenados por anos e anos. 

  • Organize os documentos, saiba quais você precisa realmente guardar e quais já possuem versões virtuais que deixarão suas gavetas e pastas mais livres.

  • E na cozinha? Já parou para contabilizar quantos recipientes plásticos você acumulou ao longo dos anos, e usa sempre os mesmos? Hora de deixar só o que é realmente útil!

  • Roupas de cama em excesso podem ser doadas em campanhas do agasalho que acontecem na sua cidade. Além de liberar espaço nos armários, irão aquecer quem precisa de uma coberta no inverno.

  • Faça uma seleção também nos brinquedos das crianças, nos armários dos banheiros e na área de serviços. Com certeza você vai encontrar muitas coisas repetidas e que estão ocupando espaço na sua casa.

6 – Possibilidade de novas amizades.

É comum encontrar pessoas que gostam das mesmas coisas que você nas áreas de convivência dos condomínios. Isso faz com que novos círculos de relacionamento se desenvolvam, o que é uma ótima oportunidade para quem passa muito tempo sozinho, por exemplo.

7 – Possibilidade das crianças brincarem mais tempo na rua.

Não é todo mundo que mora em casa que dispõe de um pátio grande e bem cuidado para deixar as crianças brincando. Muitas vezes o ambiente da casa precisa de reparos, tem aquele cantinho que acumula mais bagunça e acaba atrapalhando na hora das brincadeiras.

Tem as casas com terrenos pequenos também, que limitam as atividades. Para quem vive essa situação vai ter nas áreas de lazer dos condomínios a oportunidade de levar as crianças para brincarem em ambientes preparados para elas onde será possível estimular a criatividade, as amizades e a socialização que talvez você não pudesse permitir na rua da sua casa.

Com essas sete dicas ficou mais fácil perceber que a mudança de uma casa para um apartamento é uma boa ideia quando você está em busca dessas comodidades em sua vida, não é mesmo?

O fato de ter uma academia, a piscina, uma sauna, todas as áreas planejadas para as crianças e até para os animais de estimação! Tudo isso quando levado em consideração se torna uma conquista de valor pois proporciona mais qualidade de vida para quem mora no condomínio. Por isso é importante destacar que essa escolha para mudança nunca deve ser algo somente pautado nos custos mensais e sim na qualidade que você vai conquistar desde o momento em que se torna um morador de condomínio.

Gostou das nossas dicas? Se precisar saber mais a respeito das vantagens de trocar sua casa por um apartamento, fale com nossos corretores, eles são especialistas na avaliação de imóveis e regiões e vão poder auxiliar nessa importante decisão.

Investir em imóveis

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *